Mapeamento de feminicídios – Feminicídios

Na realização da pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, o grupo Transverso fez um levantamento de crimes ocorridos no estado de Santa Catarina e noticiados pela imprensa entre março de 2015, ano da Lei do Feminicídio, e 2021.  

A coleta dos relatos publicados naquele período foi realizada entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2022 e abrangeu mídias do grupo NSC e ND+.  A coleta foi feita através da ferramenta de busca Google com os termos “feminicídio site:nsctotal.com.br” e “mulher morta site:nsctotal.com.br”, assim como “feminicídio site:ndmais.com.br” e “mulher morta site:ndmais.com.br”. O mapeamento das notícias coletadas está disponível para visualização no Google Drive:

No entanto, as notícias mapeadas na cobertura do ND Mais não foram analisadas. Como a linha editorial é semelhante ao da rede NSC, a equipe de pesquisa optou por concentrar a análise da cobertura somente na NSC, por se tratar do maior grupo de comunicação em Santa Catarina, com diferentes mídias jornalísticas presentes em todas as regiões do Estado e cujos conteúdos são agregados ao Portal da NSC.