Integrantes do Transverso apresentam trabalhos no 19º SBPJor

O grupo de pesquisa Transverso marcou presença no 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), realizado entre os dias 9 e 12 de novembro de 2021 em evento online. Dos integrantes, dois mestrandos, duas doutorandas e uma pós-doutoranda apresentaram trabalhos relacionados às pesquisas que desenvolvem junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR).

Na sessão Jornalismo, gênero e questões étnicas, a mestranda Barbara Popadiuk apresentou o trabalho “Alternativas de cobertura jornalística, posicionamentos editoriais de portais feministas e com perspectiva de gênero”, com objetivo de observar como o jornalismo feminista se posiciona em seus editoriais e quais são as implicações que essas características podem ter na construção de um jornalismo mais preocupado com as questões de gênero. Na mesma mesa, a pós-doutoranda Fernanda Nascimento apresentou o artigo “‘Ideologia de gênero’ como pânico moral: notas sobre a mídia nas pesquisas sobre os movimentos antigênero”. O trabalho apresenta os pressupostos que embasam a compreensão de que a “ideologia de gênero” é um pânico moral contemporâneo, discute as características desta construção e analisa a relevância atribuída à mídia neste processo, a partir de um olhar sobre as produções no campo dos estudos de gênero.

Já a doutoranda Lynara Ojeda apresentou o trabalho “Pistas para entender a abordagem jornalística sobre direitos humanos de crianças e adolescentes em situação de rua durante a pandemia” na sessão Jornalismo, produção de sentido e violência. Ela articulou a reflexão sobre direitos humanos a que tem se dedicado em sua pesquisa com a análise exploratória do conteúdo de duas reportagens veiculadas nos jornais online Folha de S. Paulo e El País no primeiro semestre 2021, que relacionam a crise sanitária com o agravamento da pobreza e a necessidade de famílias se mudarem para as ruas com seus filhos. Na mesma mesa, a doutoranda Thais Araújo apresentou o artigo “Representações sociais das pessoas com deficiência em notícias do portal G1”, produzido em parceria com a professora Terezinha Silva, que orientou a pesquisa.

O mestrando Elias Santos apresentou o artigo “Afinal, o que é a polarização no discurso jornalístico? Uma busca sobre os sentidos nos editoriais de O Estado de S. Paulo”, na sessão Jornalismo, Política e Desinformação”. O estudo teve o objetivo de analisar o emprego do termo ‘polarização’ dentro dos editoriais da publicação paulista, tendo como base as formulações teóricas anteriores. No artigo, ele propõe uma sistematização do que significa polarização dentro do discurso jornalístico.