Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica

O Grupo de Pesquisa Transverso: Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica foi criado em 15 de novembro de 2017 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Tem como líderes as professoras Terezinha Silva, Gislene Silva e Daiane Bertasso Ribeiro e está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

O Transverso organiza-se em corte transversal na pesquisa do jornalismo como atividade comunicativa e experiência sociocultural, com ênfase nas implicações de seus discursos e práticas e na crítica de coberturas jornalísticas. A base epistemológica das investigações parte da compreensão do jornalismo como produto e produtor de cultura, prática social e discursiva e agente no debate público acerca de questões coletivas. Sua proposição teórico-metodológica toma discursos e práticas pela perspectiva crítica. Seus objetos empíricos se localizam nos textos e contextos sobre os quais a prática noticiosa duplamente versa: sobre si mesma e sobre o mundo vivido. Acontecimentos, temas e produtos jornalísticos e midiáticos são submetidos a leituras transdisciplinares, pelos aportes teóricos do campo da Comunicação/Jornalismo, das Ciências Sociais e Humanas, dos estudos de discursos e narrativas, e da crítica de mídia.

O Grupo foi criado com duas linhas de pesquisa, buscando refletir os projetos de investigação coordenados e/ou orientados pelas três professoras fundadoras do Transverso: 1) Discurso e crítica; e 2) Interesse público e cidadania

Temos duas linhas de pesquisa: 1) Discurso e crítica; 2) Interesse público e cidadania.

A primeira linha abrange estudos de práticas discursivas e narrativas do jornalismo e das mídias, observando nelas as representações socioculturais, os imaginários, os valores e as ideologias que fazem circular na sociedade brasileira; crítica de mídia e de cobertura jornalística de acontecimentos em seus aspectos de competência técnica, decisão política e experiência cultural, com interesse em materiais noticiosos contemporâneos.

A segunda linha envolve os estudos das relações entre jornalismo e comunicação pública, sua atuação na configuração do debate público acerca de questões de interesse coletivo, na formação da opinião pública e da cidadania; estudos dos processos jornalísticos e comunicativos desenvolvidos no contexto de organizações públicas, privadas e do terceiro setor; estudos das práticas em mídias alternativas no espaço público contemporâneo.

Nos primeiros anos de seu funcionamento, o Transverso tem sido coordenado de forma alternada pelas três professoras fundadoras: Terezinha Silva (2017-2018), Gislene Silva (2019-2020), Daiane Bertasso (2021). No ano de 2021, mesmo já aposentada, a professora Gislene Silva continua participando do Grupo.

Estrutura e Funcionamento

O Transverso funciona em espaço do Departamento de Jornalismo, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE)  da Universidade Federal de Santa Catarina. É ligado ao  Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.

Além das professoras coordenadoras, o Grupo é composto por doutorandas(os) e  mestrandas (os) do PPGJOR/UFSC que são seus orientandos e orientandas, bem como graduandas(as) que são bolsistas de Iniciação Científica e/ou voluntários.  Cada professora desenvolve projetos específicos de pesquisa, que são norteadores da pesquisa discente, mas também tem trabalhado, desde o início de 2019, em torno de projeto coletivo de pesquisa que envolve os participantes.  A participação no Transverso ocorre através da vinculação aos projetos de pesquisa das professoras.O Transverso realiza uma reunião mensal com todos os participantes, em torno de questões teórico-metodológicas que dizem respeito à formação de todo o grupo  e/ou a projetos em desenvolvimento, bem como reuniões específicas conforme as outras atividades desenvolvidas. Durante o período da  pandemia de Covid-19 e a decretação do isolamento social e de  atividades remotas na UFSC, em março de 2020, as reuniões mensais do Transverso foram realizadas em sistema remoto, por webconferência.

Terezinha Silva

Professora Daiane Bertasso

Daiane Bertasso

Participantes

Muitas e muitos têm participado do Grupo Transverso desde a sua criação. Conheça as pesquisadoras e pesquisadores que fazem parte atualmente desse grupo.

Fernanda Nascimento da Silva

MESTRANDO

Graduandas (os)

ANA BEATRIZ QUINTO MARTINS
Bolsista de Iniciação Científica (setembro de 2021)

CARLOS EDUARDO FELIX GOMES
Bolsista de Iniciação Científica (agosto de 2021)

JOÃO WESLEY
Voluntário de Iniciação Científica (agosto de 2021)

KALIL DE OLIVEIRA RODRIGUES
Voluntário de Iniciação Científica (novembro de 2021)

MARIA HELENA DE PINHO
Bolsista de Iniciação Científica (fevereiro de 2019 até julho de 2021)

MATEUS SPIESS
Bolsista de Iniciação Científica (setembro de 2020)

VITOR BOTH
Bolsista de Iniciação Científica (agosto de 2021)

VITOR COSTA
Bolsista de Iniciação Científica (setembro de 2021)

Colaboradoras (es)

GABRIELA SCHANDER BRAGA
Mestre pelo PPGJOR/UFSC
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0175414732920438
Email: gabischander@gmail.com

RAQUEL DORNELAS
Doutora em Comunicação pela UERJ
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3581188737076251
Email: raqueldornelas@gmail.com

Quem já participou do Transverso

Gislene Silva

PROFESSORA – UFSC
A professora Gislene Silva foi uma das líderes do Transverso. Participou do grupo desde a sua criação, em 2017, até o ano de 2020, quando se afastou em função de sua aposentadoria como docente da UFSC.

Acesse o Lattes da pesquisadora ou entre em contato.

Demais ex-participantes

Amanda Souza de Miranda; Anderson Dias Silveira; Carolina Maingué Pires; Diana de Azeredo; Eduardo Iarek; Kauane Lahr; Keltryn Wendland; Liziane Nathália Vicenzi; Míriam Santini de Abreu; Rafaela Taísa Menin; Raisa Gosch; Valentina da Silva Nunes.

Conheça nossas redes