Produção de Sentido e Representações

Prática social fortemente inscrita no campo do simbólico, o jornalismo e o seu papel na produção de sentidos, na construção de imagens e representações sobre o mundo tem tido uma ênfase importante em pesquisas do Transverso. A partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, como análise do discurso, análise de enquadramento, análise de conteúdo ou outras perspectivas e modelos adotados, artigos,  dissertações e/ou teses já concluídas ou em andamento têm se dedicado. Em articulação à problemática dos acontecimentos e questões públicas, por exemplo, tem-se estudado a construção de representações ou imagem de figuras públicas que atuam no contexto de determinados acontecimentos e/ou de segmentos sociais excluídos que lutam por reconhecimento e cidadania, como imigrantes, comunidades ciganas, pessoas com deficiência, etc.

Projetos em Andamento

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Projetos Concluídos

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Publicações  

FREITAS, Thaís Araújo de. Representações sociais das pessoas com deficiência em notícias do portal G1. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – POSJOR), Universidade Federal de Santa Catarina. 2021. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229194 

SARMENTO, Anaíra Sousa de Moraes. Representações dos povos Romani (ciganos) no jornalismo brasileiro (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – PPGJOR),  Universidade Federal de Santa Catarina. 2021. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222067 

WENDLAND, Keltryn. As representações das candidatas à vice-presidência da República na campanha eleitoral de 2018 no jornal Folha de S. Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – POSJOR), Universidade Federal de Santa Catarina. 2020. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219381 

RIBEIRO, Isadora Moreira. Representações sociais da ruralidade brasileira na revista Globo Rural (1985-2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gislene da Silva. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186131

VIEGAS, Débora Cerutti. O DISCURSO AFETIVO NA REVISTA VIDA SIMPLES: estratégias discursivas para (re)afirmação do contrato de comunicação. 2017. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186999

VICENZI, Liziane Nathália. Do discurso político ao discurso jornalístico: a construção da imagem de si nos pronunciamentos de Michel Temer e a produção de sentidos nos portais jornalísticos G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – POSJOR), Universidade Federal de Santa Catarina. 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214549

WINCH, R. R.; BERTASSO, Daiane. Posições concedidas e interditadas para as vozes de classes populares no discurso jornalístico. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 17, p. 149-163, 2020. Disponível em https://dashboards.setic.ufsc.br/public/dashboard/7d3c711e-5320-4dc4-bd57-5bc56b670816?revista=jornalismo Acesso em 07 jul. 2021.

WINCH, R. R.; BERTASSO, Daiane. Produção de sentidos no jornalismo de revista: uma reflexão sobre as possibilidades de análise. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 16, p. 34-44, 2019. Disponível em http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/about/editorialPolicies#focusAndScope Acesso em 07 jul. 2021.

BERTASSO, Daiane; ROSA, Amanda R. . Os sentidos sobre as mulheres no discurso da revista Claudia ao longo de uma década (2009-2019). REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 23, p. 116-128, 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.10