Autoria: Diana de Azeredo
Orientação: Gislene da Silva

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a crítica da cobertura jornalística nos 30 anos da coluna de ombudsman da Folha de S. Paulo e visa a apresentar e fazer a leitura dos problemas mais presentes nos textos publicados semanalmente. A fim de cumprir esses objetivos de apresentação e leitura, opta-se pela análise de conteúdo, a partir de um protocolo de seleção com cinco filtros (fonte principal, foco, tema e abordagem da coluna e intensidade da crítica). Aplicados ao corpus total de 1.346 colunas de ombudsman publicadas de setembro de 1989 a abril de 2019 e disponibilizadas no site do jornal, esses cinco critérios servem para selecionar os textos e possibilitaram chegar ao conjunto de 71 colunas com críticas fortes à cobertura jornalística da Folha. Os conteúdos desses textos são sintetizados em um quadro com quatro categorias (título da coluna, data de publicação, tema da cobertura criticada e problema criticado) e organizados por temas (política, cotidiano, artes e entretenimento, internacional, economia, poder judiciário e segurança pública). Os problemas criticados distribuem-se nas seguintes subcategorias: falta de informações, destaque para informação de pouca relevância, informações distorcidas, informações erradas, falta de destaque para informação relevante e tratamento desigual para situações equivalentes. Sobre esse corpus final realiza-se uma leitura em profundidade, verificando, além de outros resultados, a predominância do problema da falta de informações. Entre os conceitos principais desta investigação estão os de crítica de mídia e ombudsman.

Palavras-chave: jornalismo; crítica; cobertura jornalística; ombudsman; Folha de S. Paulo.

Como referenciar:

AZEREDO, Diana de. A crítica da cobertura jornalística nos 30 anos da coluna de ombudsman da Folha de S. Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214522