Representações da agricultura familiar: mestranda apresenta trabalho no Intercom Nacional

A mestranda e integrante do Transverso, Diana Koch, participou do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) realizado entre os dias 05 e 09 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No Grupo de Trabalho Teorias do Jornalismo, Diana apresentou o artigo completo intitulado “Representações sociais da agricultura familiar no Portal NSC”, o qual já havia sido debatido em sessão coordenada no Intercom Sul na forma de resumo expandido.

No artigo, a mestranda discute os sentidos que são construídos e/ou acionados nas matérias que pautam a agricultura familiar, temática que ela pesquisa na sua dissertação de mestrado. Através de uma metodologia que toma as representações sociais como conceito operador, o trabalho analisou 15 materiais referentes ao ano de 2017 e aponta duas principais reflexões. 

Ela explica que, primeiro, a imprensa isola a agricultura familiar num compartimento – e muitas vezes num lugar muito mais relacionado com o agronegócio do que com a agricultura familiar em si – em detrimento das várias intercomunicações que possui nas diversas dimensões da vida social e que não podem ser quantificadas e medidas em gráficos. E, segundo, há uma certa indistinção entre os conceitos (e práticas) de agricultura familiar e de agronegócio nas matérias. Nas unidades analisadas, os(as) jornalistas não diferenciam muito um ou outro, ou sequer dedicam tempo e espaço para aprofundar essa questão.

O Intercom Nacional 2022 teve como tema “Ciências da Comunicação contra a Desinformação” e todos os trabalhos podem ser acessados aqui.