Novo projeto sobre cobertura de feminicídios é contemplado com financiamento do CNPq

Foto Terezinha na universidade de Sevilha, Espanha, em dezembro de 2023, para matéria sobre aprovação do projeto sobre cobertura de feminicidios no edital Universal CNPq 2023

O projeto de pesquisa “Feminicídios na cobertura jornalística: permanências e mudanças em padrões de tratamento”, coordenado pela professora Terezinha Silva, foi contemplado com recursos do edital Universal 2023 do CNPq. O projeto foi submetido em agosto de 2023 à chamada pública CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa A.  Das 37 propostas submetidas por pesquisadores(as) de todo o Brasil, 14 foram recomendadas para a aprovação  e o projeto sobre cobertura de feminicídios ficou na 7ª colocação.

A professora Terezinha explica que o projeto visa a dar continuidade à pesquisa sobre cobertura jornalística de feminicídios iniciada em Santa Catarina no ano de 2021, que teve financiamento da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada no âmbito do grupo Transverso e concluída em abril de 2023.

Agora, acrescenta ela, o propósito é ampliar o escopo da investigação, com estudos sobre a cobertura no contexto nacional do Brasil e articulações com pesquisadoras de outros países. O objetivo, segundo ela, é investigar o problema em seus diferentes contextos e fazer estudo comparado, como o que ela está realizando durante o seu estágio de pós-doutorado. O pós-doutoramento está sendo feito parte na Universidade de Sevilha, na Espanha – país considerado uma referência no combate à violência de gênero no contexto europeu – e parte a ser feita a partir de março de 2024  junto à Universidade Federal do Pará.

“Esta nova etapa da pesquisa sobre feminicídios, na realidade, já começou. Um dos objetivos deste período de pós-doutorado na Espanha é justamente analisar o padrão de tratamento jornalístico da violência de gênero e da cobertura de feminicídios neste país, assim como o debate público sobre o problema e as ações e políticas públicas de enfrentamento”, diz a professora, que neste momento faz seu período de pós-doutoramento na Universidade de Sevilha, até o final de fevereiro, quando regressa ao Brasil.

O projeto financiado pelo CNPq terá duração de três anos. Segundo a professora, os recursos previstos na proposta apresentada serão destinados para capital e custeio, como a compra de equipamentos, que são transferidos para o patrimônio da UFSC; a manutenção e atualização do site do grupo de pesquisa; a produção de materiais educativos relacionados à prevenção das violências de gênero que estão na base dos feminicídios; e a publicação de um livro.