Violência de gênero é discutida em dossiê temático da Revista EJM

Capa da revista EJM para materia sobre dossiê Midias e violência de gênero em dezembro de 2024

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia publicou no final de 2024 o dossiê “Mídias e violências de gênero: análises e reflexões sobre desigualdades e resistências nos processos comunicacionais”. O dossiê tem 18 artigos, que mobilizam os estudos de Gênero e Comunicação, a partir de diferentes desenhos de pesquisa.

O dossiê foi organizado pelas professoras Terezinha Silva e Jessica Gustafson, do grupo de pesquisa Transverso/UFSC, e pela professora Rayza Sarmento, do GCODES/UFPA (Grupo de Pesquisa em Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade). A organização do trabalho foi uma das atividades do estágio de pós-doutorado da professora Terezinha no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA (março a agosto de 2024), supervisionado pela professora Rayza Sarmento.

Segundo as organizadoras, quando foi lançada a chamada para o recebimento de trabalhos, no primeiro semestre de 2024, o dossiê recebeu um total de 54 submissões, de todas as regiões do Brasil e de pesquisadoras do exterior, especialmente da América Latina e da Espanha, o que demonstra o interesse sobre o tema e a necessidade da defesa de uma sociedade livre de violência de gênero. Após a avaliação cega entre pares, conforme a praxe nas revistas cientificas, foram selecionados os 18 trabalhos que compõem a obra.

Para elas, o dossiê reúne trabalhos que oferecem uma discussão qualificada sobre o problema da violência de gênero e os diversos modos como se relaciona com o campo das mídias e do jornalismo.

Os trabalhos publicados no dossiê podem ser acessados aqui.