Pesquisador do Transverso qualifica projeto de dissertação sobre a imagem pública de Lula e desinformação

O mestrando Ricardo Pereira qualificou seu projeto de dissertação intitulado “Opinião ou desinformação? A construção da imagem pública de Lula pelos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo nas eleições de 2022”. A banca aconteceu na sexta-feira 11 de abril e foi formada pelos professores Carlos Locatelli, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor/UFSC), e Rafiza Varão, da Universidade de Brasília (UnB).

O trabalho de Ricardo procura identificar e analisar a imagem pública do candidato Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições de 2022 e, a partir dos dados encontrados, investigar a possibilidade de haver desinformação nessas representações. O mestrando, orientado pela professora Terezinha Silva, uma das coordenadoras do Transverso, considera as contribuições da banca cruciais para o seguimento da pesquisa: “Será desafiador por conta do tempo relativamente curto até a defesa, mas os comentários e sugestões dos avaliadores são bons caminhos para seguir. Tenho certeza que eu e Terezinha vamos considerar cada um deles e escolher o melhor direcionamento para a pesquisa”, avalia Ricardo.

A defesa da dissertação do mestrando está prevista para julho deste ano. Ricardo pertence à linha de pesquisa Cultura e Sociedade, é pesquisador associado ao Transverso desde 2023 e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).