
Integrantes do grupo Transverso participaram da 15ª edição da Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada entre os dias 27 e 30 de maio, no auditório da Biblioteca Universitária. A jornada é um evento acadêmico cujo objetivo é estimular o debate e intercâmbio científico entre discentes e docentes da pós-graduação em Jornalismo. Organizada na forma de seminário, o evento conta com a apresentação de temas relacionados aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos do Programa, divididos em mesas temáticas.
A ex-discente do PPGJOR e atual professora substituta do Departamento de Jornalismo da UFSC Jessica Gustafson lançou, na quarta-feira, 28 de maio, o livro “Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional”, fruto da sua tese de doutorado que ela desenvolveu no PPGJOR, concluída em 2023 e que foi orientada pela professora Daiane Bertasso, também do Transverso. Antes do lançamento, Jessica participou de mesa onde falou sobre a articulação e as ações da Rede Internacional de Jornalistas com Visão de Gênero, fundada no México em 2005, respondendo questões do público sobre o desenvolvimento de sua pesquisa.
Já o doutorando Sebastião Junior apresentou na sexta-feira, 29 de maio, o andamento da sua pesquisa durante atividades da mesa “Cultura e Sociedade”. Intitulada “A materialidade do discurso urbano: o jornalismo lendo a cidade através do rap”, a pesquisa de Sebastião é orientada pela professora Daiane Bertasso e busca organizar uma ferramenta de análise para observar como as manifestações estético-políticas afrodiaspóricas do gênero musical do rap constroem sentidos sobre o espaço urbano.
Também na Mesa 3, no dia 29, o doutorando Luiz Henrique Zart, também orientado pela professora Daiane Bertasso, apresentou o andamento da sua pesquisa intitulada “Jornalismo e futebol em paradoxo: contradições da pequena área da imprensa brasileira”. A pesquisa busca refletir sobre contradições do jornalismo esportivo, sobretudo no tratamento do futebol enquanto área menor, considerando a perspectiva que jornalistas esportivos brasileiros têm de si e do campo.
Além da apresentação de docentes e ex-docentes do PPGJor, a Jornada traz palestras com pesquisadores, debates com profissionais e representantes de órgãos de classe, exposições e atividades culturais. Os resumos ampliados dos trabalhos são reunidos nos anais do evento, intitulados Caderno de Resumos, publicado em formato digital.
A organização da Jornada Discente, bem como a edição do Caderno de Resumos, fica a cargo de uma Comissão escolhida anualmente para essa finalidade e composta por mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores vinculados ao PPGJor.
(Com informações do site do PPGJor)
Foto: Divulgação Jornada Discente