O Brasil no radar da mídia informativa de referência: atores, valores, instituições e a dimensão pública de questões expostas em acontecimentos

O projeto objetiva problematizar a relação entre jornalismo e valores sociais. Prevê análise de acontecimentos que alcançam relativa repercussão em mídias informativas de referência (portais de notícia, revistas, jornais etc), buscando analisar: 1) as imagens e representações construídas pelas narrativas jornalísticas sobre o Brasil e a sociedade brasileira em termos de atores sociais, valores e instituições implicados nos acontecimentos tratados pela cobertura jornalística; e 2) a dimensão pública e de construção de cidadania existente nas questões expostas pelos acontecimentos tratados pelas mídias. Interessa-nos particularmente os acontecimentos que envolvem a construção de representações de grupos sociais excluídos, especialmente em sua relação com lutas por direitos e cidadania; a revelação e debate de problemas públicos; e a atuação de figuras públicas associadas a essas questões coletivas. A pesquisa é coordenada pela professora Terezinha Silva e é realizada em diálogo com o projeto de pesquisa e extensão do Laboratório de Análise de Acontecimentos e com a Rede Interinstitucional Acontecimentos e Figuras Públicas.

Financiamento: CNPq (Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018 – Modalidade: Auxílio à pesquisa) e  PROPESC/UFSC/CNPq(bolsas de Iniciação Científica).