O doutorando Wagner Concha participou do 31º Encontro Anual da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), realizado entre os dias 06 e 10 de junho, quando apresentou trabalho no GT Comunicação e Cibercultura. No estudo, intitulado “#Cubank no twitter: a contratação de Anitta pelo Nubank e o ciberacontecimento”, Wagner trata de entender como se dá o protesto, em redes sociais, contra marcas que se associam a celebridades. Para isso, analisa a repercussão da contratação da cantora Anitta a partir do conceito de “ciberacontecimento”, noção bastante utilizada em estudos do jornalismo e da comunicação.
Em junho de 2021, a fintech Nubank anunciou que a cantora seria a mais nova integrante do seu conselho de administração. Usuários contrários à nomeação criaram a hashtag #cubank, numa referência a uma tatuagem íntima da artista, gerando um ciberacontecimento. A empresa cancelou uma coletiva de imprensa e clientes insatisfeitos solicitaram os cancelamentos de cartões e contas.
Wagner explica que, para o realizar o estudo, foram coletadas mensagens com a hashtag no Twitter utilizando o programa Netlytic. Por meio de uma Análise de Redes Sociais, a pesquisa identificou que cinco perfis foram responsáveis por mais de 60% das mensagens coletadas (N= 3.998); que os principais temas foram críticas aos que desaprovaram a associação entre as marcas; que menos de 25% da amostra mencionou boicote e/ou cancelamento; e que o perfil do Nubank não interagiu com a hashtag.
O estudo apontou limitações, como a impossibilidade de uma análise mais aprofundada das mensagens referentes a boicote e cancelamento, e sugeriu que pesquisas futuras se dediquem ao estudo da gestão de crises em redes sociais e do capital reputacional da Anitta como celebridade.
A íntegra do paper está disponível aqui.