Pesquisador do Transverso apresenta trabalho no 17º Congresso da Alaic


O mestrando Ricardo Pereira, pesquisador do Transverso, apresentou o trabalho Fronteiras entre opinião e desinformação em editoriais: uma proposta de discussão teórica, durante o 17º Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (Alaic). O evento internacional reuniu pesquisadores latino-americanos na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, de 20 a 22 de agosto.

A pesquisa de Ricardo discute a linha tênue entre opinião e desinformação no gênero editorial, além das dificuldades metodológicas e dos desafios que a verificação de conteúdos opinativos propicia ao pesquisador. O trabalho, submetido no formato de resumo expandido, é uma discussão inicial que Ricardo pretende trazer em sua dissertação. “Minha intenção foi levar o tópico para receber contribuições de investigadores da área e ver se estou seguindo o caminho certo na minha pesquisa de mestrado”, afirmou ele, que é orientado por uma das coordenadoras do Transverso, a professora Terezinha Silva.

O congresso da Alaic é um dos maiores da área da Comunicação, com 23 grupos temáticos (GT) e seis grupos de interesse (GI). O estudo de Ricardo foi apresentado na sessão Reflexões, conceitos e gêneros em jornalismo. Além das apresentações de trabalhos, mesas temáticas sobre desinformação, automatização e democracia também fizeram parte da programação. A próxima edição será realizada em 2026, na cidade de Monterrey, no México.