Com as análises realizadas no âmbito da pesquisa sobre a cobertura de feminicídios em Santa Catarina, o grupo Transverso está produzindo conteúdos com fins comunicativo-educativo, destinados a auxiliar na discussão sobre os feminicídios, as violências de gênero e seu tratamento na cobertura da imprensa.
Vídeos
História mal contada: os feminicídios na cobertura jornalística – Videodocumentário
O videodocumentário “História mal contada: os feminicídios na cobertura jornalística” busca estimular o debate sobre o papel do jornalismo na prevenção e no combate ao feminicídio. Produzido pela Lilás Filmes, traz depoimentos de mulheres, especialistas, representantes de movimentos sociais e pesquisadoras. O material faz parte de uma pesquisa mais ampla do Grupo Transverso, intitulada “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”. O trabalho é coordenado pela professora Terezinha Silva, uma das líderes do Grupo.
Roda de conversa – principais momentos
O vídeo “Roda de conversa – principais momentos”, apresenta o ato de lançamento do documentário “História mal contada – a cobertura jornalística de feminicídios”, realizado pelo Grupo Transverso (PPGJOR/UFSC), no dia 10 de março de 2023, e que foi seguido por debate com pesquisadoras, jornalistas e lideranças de movimentos sociais, que discutiram o tema da violência contra mulheres e femicídios. O debate trouxe importantes elementos para ajudar a pensar possibilidades e desafios relacionados à relação da imprensa com o enfrentamento das violências que resultam em feminicídios.
Podcast
O podcast “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” é um material resultante do projeto de pesquisa Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
O podcast tem três episódios: EP1 – Feminicídios no jornalismo: um panorama de 2015 a 2021; EP2 Feminicídios no jornalismo: feministas, as vozes pouco ouvidas no tema; e EP3- Feminicídios no jornalismo: caminhos para qualificar a cobertura.