A partir da pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, um conjunto de produção científica e técnica tem contribuído para divulgar resultados da pesquisa em andamento no âmbito do Grupo Transverso
Publicações
NASCIMENTO, F. ; GUSTAFSON, J. C. ; COELHO, I. C. A estratificação do sexo na cobertura de feminicídios em Santa Catarina: reflexões conceituais e metodológicas a partir do pensamento de Gayle Rubin. In: 20° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2022, Fortaleza. Anais do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2022.
SILVA, T.; FREITAS, T. A.; PEREIRA, E.; KOCH, D. M. Vítimas de feminicídios na cobertura jornalística da rede NSC: perfis e visibilidade midiática. In: 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2022, Fortaleza, CE. Anais do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2022. v. 20.
SILVA, T. (coord.). Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público. Relatório de pesquisa. Transverso. PPGJOR/UFSC, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1jOAZLNTUMKbTu6Q4K6-i7UPMORt0EGN5
Produção técnica
MATERIAIS EDUCATIVOS
Com as análises realizadas no âmbito da pesquisa sobre a cobertura de feminicídios em Santa Catarina, o grupo Transverso produziu com fins comunicativo-educativos, destinados a auxiliar na discussão sobre os feminicídios, as violências de gênero e seu tratamento na cobertura da imprensa.
Vídeo Roda de Conversa: cobertura de feminicídios
O vídeo “Roda de conversa – principais momentos”, apresenta o ato de lançamento do documentário História mal contada – a cobertura jornalística de feminicídios, realizado pelo Grupo Transverso (PPGJOR/UFSC), no dia 10 de março de 2023, e que foi seguido por debate com pesquisadoras, jornalistas e lideranças de movimentos sociais, que discutiram o tema da violência contra mulheres e femicídios. O debate trouxe importantes elementos para ajudar a pensar possibilidades e desafios relacionados à relação da imprensa com o enfrentamento das violências que resultam em feminicídios.
Podcast
O podcast “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” é um material resultante do projeto de pesquisa Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
O podcast tem três episódios: EP1 – Feminicídios no jornalismo: um panorama de 2015 a 2021; EP2 Feminicídios no jornalismo: feministas, as vozes pouco ouvidas no tema; e EP3- Feminicídios no jornalismo: caminhos para qualificar a cobertura.