Pesquisadoras do grupo de pesquisa Transverso participaram do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom, realizado entre os dias 4 e 9 de outubro de 2021, em modalidade virtual. Elas apresentaram trabalhos relacionados aos seus temas de pesquisa no Doutorado.
A doutoranda Jessica Gustafson participou da Sessão 4 do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo – Epistemologias e paradigmas nos processos de construção da narrativa jornalística, apresentando o trabalho “Percursos latino-americanos na formulação de um jornalismo com perspectiva de gênero”. No mesmo evento, a doutoranda também coordenou a Sessão 3 – Questões de Gênero em jornalismo: cobertura de casos de violência contra mulheres, do Intercom Júnior.
Também no GP Teorias do Jornalismo, a doutoranda Lynara Ojeda apresentou o trabalho “Entre visibilidade e revitimização: indícios para pensar o discurso jornalístico sobre violência sexual contra crianças”. O estudo analisou o discurso jornalístico do caso de interrupção da gravidez de uma criança de dez anos vítima de estupro. O objetivo foi identificar se e como o jornalismo pode proporcionar novas violências às vítimas que precisam realizar o aborto legal ao noticiar esses casos ou colaborar qualificando o debate público sobre a temática.
Já no GP de Comunicação e Cidadania, a doutoranda Thais Araujo apresentou o trabalho “Representações sociais e cidadania das pessoas com deficiência na cobertura jornalística do portal G1”. O artigo trouxe alguns dos resultados da dissertação de Mestrado da pesquisadora, defendida no Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC, em agosto. No doutorado, Thaís continua investigando a problemática das representações construídas pelo jornalismo sobre as pessoas com deficiência.