Jornalismo feminista: estudo de caso sobre a construção da perspectiva de gênero no jornalismo

Autoria: Jessica Gustafson Costa
Orientação: Daiane Bertasso

Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a construção de uma perspectiva de gênero na prática jornalística. Questiona-se quais implicações da proposta feminista das jornalistas do Portal de Notícias Feministas, demonstradas a partir de suas práticas, possibilitam a problematização da objetividade jornalística. Os objetivos da pesquisa são observar de que forma a objetividade jornalística é acionada durante a rotina de produção das notícias e as discussões realizadas sobre o direcionamento da pauta escolhida; compreender como as jornalistas do Portal interpretam a objetividade jornalística em relação ao ativismo feminista que praticam; e identificar se/quando/em que medida existem movimentos de tensionamento e rupturas em relação à lógica masculinista do jornalismo (VEIGA DA SILVA, 2014). A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, com a realização de um estudo de caso que privilegiou como técnicas a observação participante na produção das notícias no Portal e a realização de entrevistas em profundidade com as jornalistas. A conexão conceitual entre o feminismo e o jornalismo, entendido como uma forma social de conhecimento e uma prática discursiva, é feita a partir das contribuições das chamadas feministas biólogas (HARAWAY, 1995; HARDING, 1993; SARDENBERG, 2001). As teóricas questionaram a Ciência, a partir de uma perspectiva de gênero, e criticaram o paradigma positivista contido no ideal de objetividade. A análise dos dados obtidos a partir das técnicas utilizadas demonstrou a existência de rupturas e tensionamentos na lógica masculinista do jornalismo, quando da aposta em práticas mais colaborativas, cooperativas e menos hierarquizadas; assim como na subversão referente à escolha das fontes jornalísticas e à forma de se relacionar com elas; e da valorização do enfoque feminista na construção das pautas, expondo as desigualdades de gênero presentes em todas as esferas sociais. Ao mesmo tempo, foi percebida a manutenção de certas práticas cristalizadas no campo, indicando que a construção de uma identidade enquanto jornalistas e feministas não acontece sem conflitos, sendo até mesmo contraditória em alguns momentos. O ideal da objetividade jornalística continua pairando sobre todas as decisões, mas não habita um lugar confortável, estando sob constante tensão. Esses deslocamentos indicam a possibilidade de existência de uma objetividade feminista no jornalismo, relativa a direcionamentos provisórios, reflexivos, vacilantes e incertos, permeados pela aposta de conexão entre mulheres com diferentes localizações, mas que compartilham de uma mesma proposta transformadora.

Palavras-chave: Jornalismo. Feminismo. Estudos de Gênero. Objetividade Jornalística. Portal De Notícias Feministas.

Como refereciar:

COSTA, Jessica Gustafson. JORNALISMO FEMINISTA: estudo de caso sobre a construção da perspectiva de gênero no jornalismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193588