Narrativas híbridas do científico e do popular no jornalismo especializado em saúde

Autoria: Amanda Souza de Miranda
Orientação: Gislene da Silva

Esta tese investiga as narrativas híbridas do jornalismo especializado em saúde, entendidas como um fenômeno sociocultural cuja especificidade se dá no encontro de textos impregnados por características do popular com textos que têm como base um regime de saber científico. O objetivo é compreender, descrever e demonstrar como se apresentam os fenômenos de hibridação no programa Bem Estar, exibido pela Rede Globo, em um exercício de crítica de mídia. Para tanto, ampara-se na metodologia da etnografia da narrativa, que propõe uma combinação entre a análise crítica da narrativa jornalística e a investigação dos seus modos de produção, em uma experiência etnográfica. A reflexão busca evidenciar como produtos jornalísticos transitam do texto popular, entendido em sua abordagem culturalista como adesão ao melodrama, ao científico, apresentado a partir de uma abordagem foucaultiana centrada no saber médico. A partir da análise da expressão, do enredo e da metanarrativa do Bem Estar, apresentadas em três partes e com diferentes categorias analíticas, discute-se um duplo movimento das narrativas híbridas, ora em direção a uma estética capaz de transgredir o conhecimento científico, ora em direção a um conteúdo capaz de confrontar o que se entende como popular. Tais movimentos são demarcados por modos de produção e de circulação compreendidos como espaços de alteridade e de tradução cultural com potencialidade de formatação de um saber híbrido. São, ainda, elaborados por agentes situados em campos distintos, mas que se encontram em zonas de hibridação, nas quais surgem jornalistas e fontes hiperespecializados.

Palavras-chave: narrativas híbridas; jornalismo especializado em saúde; jornalismo popular; jornalismo científico; crítica de mídia.

Como referenciar

MIRANDA, Amanda Souza de. Narrativas híbridas do científico e do popular no jornalismo especializado em saúde. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191688.