O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para (re)afirmação do contrato de comunicação

Autoria: Débora Cerutti Viegas
Orientação: Daiane Bertasso

A presente pesquisa investiga o discurso da revista Vida Simples (Editora Caras) onde interessa-nos analisar as estratégias discursivas de produção de sentidos e (re)afirmação do contrato de comunicação da revista com seus leitores. Através da fundamentação teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa (CHARAUDEAU, 2010, 2013; MAINGUENEAU, 2008; BENETTI, 2010), investigamos a constituição do contrato de comunicação a partir do acionamento da dimensão afetiva. Os conceitos de emoção, afeto e sentimento (DAMÁSIO, 2000, 2009; ESPINOSA, 1983) são articulados na pesquisa para compreendermos a dimensão afetiva e os vínculos afetivos no jornalismo. Como corpus da pesquisa, analisamos as capas (quatro chamadas de conteúdo em cada capa), a matéria de capa (?Capa?), o editorial (?Carta ao leitor?) e a seção ?Mensagens?. O período de análise é de um ano: de novembro de 2015 a outubro de 2016, contabilizando 12 edições da revista. A partir da análise das Formações Discursivas (FDs), identificamos cinco núcleos de sentidos: FD1 ?Autoconhecimento?; FD2 ?Vínculo e empatia?; FD3 ?Comportamento contemporâneo da sociedade?; FD4 ?Alerta e dificuldade?; FD5 ?Superação e otimismo?. Ao identificarmos estas FDs e o contrato de comunicação proposto pela revista caracterizamos o discurso afetivo da revista Vida Simples como um discurso que busca reiterar a empatia como efeito de sentido e mobiliza constantemente emoções e sentimentos, a fim de produzir um efeito patêmico, o que consideramos como a presença de um ?discurso afetivo? na revista Vida Simples.

Palavras-chave: Jornalismo. Estratégias Discursivas. Contrato de Comunicação. Discurso afetivo. Vida Simples

Como referenciar:

VIEGAS, Débora Cerutti. O DISCURSO AFETIVO NA REVISTA VIDA SIMPLES: estratégias discursivas para (re)afirmação do contrato de comunicação. 2017. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186999