Artigo discute as fontes de informação na cobertura da posse de Bolsonaro

Foi publicado mais um artigo da pesquisa “Acontecimento político e cobertura jornalística: a posse de Jair Bolsonaro em jornais, revistas e portais de notícia”, desenvolvida pelo grupo Transverso entre os anos de 2019 e 2020. O trabalho foi publicado pela Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagens e Mídias, da USP.

O artigo analisa e discute o uso de fontes de informação na cobertura jornalística sobre a posse de Jair Bolsonaro na presidência da República, em 1º. de janeiro de 2019. O objetivo foi compreender de que modo a escolha de fontes condiciona o resultado da cobertura sobre a posse presidencial realizada pelos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, pelos portais UOL e G1 e pelas revistas Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja. A análise da cobertura realizada evidenciou e discutiu três principais problemas: a predominância de visões e posições de fontes oficiais, a baixa diversidade de atores da sociedade civil, e a não identificação de fontes.

O artigo é assinado por Terezinha Silva, Gislene Silva, Daiane Bertasso Ribeiro, Rafael Rangel Winch, Anaíra Sousa de Moraes Sarmento, mas é parte de pesquisa mais ampla da qual várias outras pessoas do Transverso participaram. Essa pesquisa estudou a cobertura da posse presidencial de Jair Bolsonaro, realizada por jornais, revistas e portais de notícias, nos dias 1º. e 02 de janeiro de 2018. Analisou aspectos específicos da cobertura jornalística daquele acontecimento, como o trabalho de pré-apuração e apuração realizados, bem como as fontes mobilizadas pelas diferentes mídias jornalísticas.

Outras publicações resultantes desta pesquisa podem ser consultadas aqui no nosso site.