Pesquisadora defende dissertação sobre representações das mulheres no DC

A pesquisadora integrante do Grupo Transverso Eduarda Pereira defende, na próxima terça-feira, 28 de novembro, às 9h, a dissertação de mestrado intitulada “Representações sociais das mulheres no jornal Diário Catarinense (2016-2021)”. Além da professora Terezinha Silva, que orientou a pesquisa, também participam da banca as professoras Daiane Bertasso e Fernanda Nascimento. Terezinha e Daiane são coordenadoras do Transverso e Fernanda é pesquisadora do Grupo.

O objetivo do trabalho, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJor/UFSC), é identificar e analisar as representações sociais das mulheres no Diário Catarinense, um dos principais veículos de comunicação da região. A pesquisa busca compreender se e em que medida as narrativas jornalísticas incorporam novos significados sobre gênero, contribuindo para a construção de representações que reflitam a diversidade das mulheres na cidade.

De acordo com Eduarda, para atingir esse objetivo, o estudo se fundamenta na teoria das representações sociais de Serge Moscovici (2007) e Denise Jodelet (2001). Além disso, incorpora a categoria de gênero de Joan Scott (2019) e explora a interseccionalidade com raça, classe e sexualidade, utilizando as contribuições de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2021).

A banca, aberta ao público, será realizada de forma virtual pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-terezinha-da .