As pesquisadoras do grupo Transverso Gislene Silva, Jessica Gustafson Costa e Valentina Nunes e o pesquisador Rafael Rangel Winch publicaram artigo na última edição da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). O texto intitulado “O desperdício do jornalismo opinativo na cobertura da posse de Jair Bolsonaro” discute a opinião política publicada no momento da entrada do novo governo pelos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo ao analisar os espaços dedicados ao conteúdo opinativo dos veículos.
Como resultado, foi observado o predomínio de uma visão única, calcada nos supostos benefícios econômicos das reformas estruturantes, sem dar atenção aos muitos e prováveis retrocessos nas políticas públicas para a educação, no campo do racismo, do ambientalismo, dos direitos sociais, da cultura e, o mais grave, sem tratar das escancaradas ameaças antidemocráticas.
O artigo faz parte do projeto de pesquisa sobre a cobertura da posse de Jair Bolsonaro desenvolvido pelo grupo Transverso e a íntegra do texto pode ser acessada aqui.
Outros artigos resultantes do projeto “ Acontecimento político e cobertura jornalística: a posse de Jair Bolsonaro em jornais, revistas e portais de notícia” também foram publicados. Tratam da apuração realizada pelas mídias jornalísticas analisadas, das fontes de informação utilizadas e da cobertura feita pelos portais de notícia.