Os feminicídios na cobertura jornalística
Acompanhe a produção do projeto Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público.
O projeto “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público” tem sido desenvolvido desde 2021 pelo grupo de pesquisa Transverso, formado por professoras, doutorandas(os), mestrandas e alunos de Iniciação Científica do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento de feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa a partir de março de 2015, quando foi promulgada a lei do feminicídio (nº 13.104, de 09/03/15), e analisar o modo como esses crimes são tratados na cobertura jornalística no Estado. Pela lei de 2015, feminicídios são crimes motivados por violência doméstica e/ou por discriminação de gênero.
O projeto conta com apoio e financiamento dos editais nº 01/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC (Propesq) e nº 26/2020 da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A pesquisa vai resultar na produção de conteúdos, dados e materiais educativos que colaboram para a discussão e a formulação de políticas de combate a violências contra mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
Você pode acessar a produção resultante da pesquisa neste espaço do site do grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica.
Vídeos
Feminicídios em SC
O documentário “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” faz parte do projeto de pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, que está sendo desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Critica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
Acesse nosso canal do Youtube para acompanhar novas produções.
Roda de Conversa
O vídeo “Roda de conversa – principais momentos”, apresenta o ato de lançamento do documentário História mal contada – a cobertura jornalística de feminicídios, realizado pelo Grupo Transverso (PPGJOR/UFSC), no dia 10 de março de 2023, e que foi seguido por debate com pesquisadoras, jornalistas e lideranças de movimentos sociais, que discutiram o tema da violência contra mulheres e feminicídios. O debate trouxe importantes elementos para ajudar a pensar possibilidades e desafios relacionados à relação da imprensa com o enfrentamento das violências que resultam em feminicídios.
Produção Científica – Feminicídios
-
Pesquisadoras do Transverso publicam artigo em revista da Espanha
A prestigiosa revista Investigaciones Feministas, da Espanha, publicou em dezembro artigo assinado pelas professoras Terezinha Silva e Daiane Bertasso, do grupo de pesquisa Transverso (PPGJOR/UFSC), no qual elas apresentam proposta metodológica para analisar a cobertura de feminicídios na imprensa a … Leia mais
-
Feminicídio tem pena aumentada para até 40 anos
Através da Lei nº 14.994/2024, o feminicídio passou a ter a maior pena entre todos os crimes previstos no Código Penal brasileiro. Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 9 de outubro, o texto aumenta a pena do … Leia mais
-
Internacionalização: pesquisa sobre cobertura de feminicídios é apresentada em seminário de Grenoble
A professora Terezinha Silva, uma das coordenadoras do Transverso, do PPGJOR/UFSC, participou nesta quinta-feira, 11 de abril, de seminário de pesquisa realizado pelo GRESEC (Grupo de Recherche sur les Enjeux de la Communication), da Université Grenoble Alpes, na França, quando … Leia mais
Sala de imprensa
Acesse nossa lista de fontes que podem falar sobre feminicídios, violências contra mulheres e questões de gênero, e também sugestões de pautas sobre o tema..
Notícias Transverso
-
Pesquisadoras do Transverso publicam artigo em revista da Espanha
A prestigiosa revista Investigaciones Feministas, da Espanha, publicou em dezembro artigo assinado pelas professoras Terezinha Silva e Daiane Bertasso, do grupo de pesquisa Transverso (PPGJOR/UFSC), no qual elas apresentam proposta metodológica para analisar a cobertura de feminicídios na imprensa a … Leia mais
-
Violência doméstica: estudo analisa cobertura do caso Ana Hickmann
Como a denúncia de violência doméstica feita pela apresentadora Ana Hickmann contra o ex-marido, em 2023, desencadeou uma discussão social sobre este problema, tensionando modelos de relacionamento, normas e valores sociais que sustentam tais práticas, e os mecanismos institucionais envolvidos … Leia mais
-
Violência de gênero é discutida em dossiê temático da Revista EJM
A revista Estudos em Jornalismo e Mídia publicou no final de 2024 o dossiê “Mídias e violências de gênero: análises e reflexões sobre desigualdades e resistências nos processos comunicacionais”. O dossiê tem 18 artigos, que mobilizam os estudos de Gênero e … Leia mais
Podcast
O podcast “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” é um material resultante do projeto de pesquisa Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. O podcast tem três episódios: EP1 – Feminicídios no jornalismo: um panorama de 2015 a 2021; EP2 Feminicídios no jornalismo: feministas, as vozes pouco ouvidas no tema; e EP3- Feminicídios no jornalismo: caminhos para qualificar a cobertura.
Mapeamento de feminicídios
Na realização da pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, o grupo Transverso fez um levantamento de crimes ocorridos no estado de Santa Catarina e noticiados pela imprensa entre março de 2015, ano da Lei do Feminicídio, e 2021.