Os feminicídios na cobertura jornalística
Acompanhe a produção do projeto Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público.

O projeto “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público” tem sido desenvolvido desde 2021 pelo grupo de pesquisa Transverso, formado por professoras, doutorandas(os), mestrandas e alunos de Iniciação Científica do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento de feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa a partir de março de 2015, quando foi promulgada a lei do feminicídio (nº 13.104, de 09/03/15), e analisar o modo como esses crimes são tratados na cobertura jornalística no Estado. Pela lei de 2015, feminicídios são crimes motivados por violência doméstica e/ou por discriminação de gênero.
O projeto conta com apoio e financiamento dos editais nº 01/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC (Propesq) e nº 26/2020 da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A pesquisa vai resultar na produção de conteúdos, dados e materiais educativos que colaboram para a discussão e a formulação de políticas de combate a violências contra mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
Você pode acessar a produção resultante da pesquisa neste espaço do site do grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica.
Vídeos
Feminicídios em SC
O documentário “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” faz parte do projeto de pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, que está sendo desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Critica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
Acesse nosso canal do Youtube para acompanhar novas produções.
Roda de Conversa
O vídeo “Roda de conversa – principais momentos”, apresenta o ato de lançamento do documentário História mal contada – a cobertura jornalística de feminicídios, realizado pelo Grupo Transverso (PPGJOR/UFSC), no dia 10 de março de 2023, e que foi seguido por debate com pesquisadoras, jornalistas e lideranças de movimentos sociais, que discutiram o tema da violência contra mulheres e feminicídios. O debate trouxe importantes elementos para ajudar a pensar possibilidades e desafios relacionados à relação da imprensa com o enfrentamento das violências que resultam em feminicídios.
Produção Científica – Feminicídios
-
Transverso realiza levantamento de teses e dissertações sobre feminicídio
Um levantamento realizado pelo Transverso no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES mapeou 35 pesquisas sobre feminicídio realizadas entre os anos de 2010 e 2024 em Programas de Pós-Graduação da área da Comunicação. Os dados estão disponíveis para consulta … Leia mais
-
Feminicídio: do sensacionalismo das páginas policiais ao fato político
A professora Terezinha Silva, coordenadora do Grupo Transverso, levou a um público formado por uma centena de pesquisadoras e pesquisadores, jornalistas e estudantes de jornalismo europeus um panorama da cobertura jornalística de feminicídio no Brasil. Ela viajou à França a … Leia mais
-
Feminicídios em debate: pesquisadora do Transverso participa de eventos na França
A professora Terezinha Silva, do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC, participa ao longo desta semana de dois eventos acadêmicos na França, que envolvem formação e pesquisa em jornalismo. Em ambos ela fará apresentação e discutirá a cobertura … Leia mais
Sala de imprensa
Acesse nossa lista de fontes que podem falar sobre feminicídios, violências contra mulheres e questões de gênero, e também sugestões de pautas sobre o tema..
Notícias Transverso
-
Pesquisadora do Transverso participou da Escola de Verão da Alaic, na Costa Rica
A doutoranda do PPGJor/UFSC e pesquisadora do Transverso Thais Araujo participou da 11ª Escola de Verão da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (Alaic), realizada no período de 28 de julho a 1º de agosto. Com o tema “Comunicação, cultura … Leia mais
-
Violência contra as mulheres: dados mostram que ações precisam ir além do Agosto Lilás
O Agosto Lilás deste ano começou com evidências de que as violências em razão do gênero continuam vitimando milhares de mulheres, inclusive de forma fatal. Em Santa Catarina, embora os feminicídios tenham reduzido de 57 para 51, entre 2023 e … Leia mais
-
Thais Araujo qualifica projeto de tese que discute como o Jornalismo pode construir representações mais emancipatórias de mulheres com deficiência
Em que medida a mobilização de mulheres com deficiência, historicamente silenciadas também no jornalismo, como fontes de informação pode ajudar a fissurar representações que as matérias jornalísticas constroem sobre elas? O questionamento é o que instiga a pesquisa da doutoranda … Leia mais
Podcast
O podcast “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” é um material resultante do projeto de pesquisa Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. O podcast tem três episódios: EP1 – Feminicídios no jornalismo: um panorama de 2015 a 2021; EP2 Feminicídios no jornalismo: feministas, as vozes pouco ouvidas no tema; e EP3- Feminicídios no jornalismo: caminhos para qualificar a cobertura.
Mapeamento de feminicídios
Na realização da pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, o grupo Transverso fez um levantamento de crimes ocorridos no estado de Santa Catarina e noticiados pela imprensa entre março de 2015, ano da Lei do Feminicídio, e 2021.