Os feminicídios na cobertura jornalística
Acompanhe a produção do projeto Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público.
O projeto “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público” tem sido desenvolvido desde 2021 pelo grupo de pesquisa Transverso, formado por professoras, doutorandas(os), mestrandas e alunos de Iniciação Científica do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento de feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa a partir de março de 2015, quando foi promulgada a lei do feminicídio (nº 13.104, de 09/03/15), e analisar o modo como esses crimes são tratados na cobertura jornalística no Estado. Pela lei de 2015, feminicídios são crimes motivados por violência doméstica e/ou por discriminação de gênero.
O projeto conta com apoio e financiamento dos editais nº 01/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC (Propesq) e nº 26/2020 da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A pesquisa vai resultar na produção de conteúdos, dados e materiais educativos que colaboram para a discussão e a formulação de políticas de combate a violências contra mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
Você pode acessar a produção resultante da pesquisa neste espaço do site do grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica.
Vídeos
Feminicídios em SC
O documentário “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” faz parte do projeto de pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, que está sendo desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Critica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.
Acesse nosso canal do Youtube para acompanhar novas produções.
Roda de Conversa
O vídeo “Roda de conversa – principais momentos”, apresenta o ato de lançamento do documentário História mal contada – a cobertura jornalística de feminicídios, realizado pelo Grupo Transverso (PPGJOR/UFSC), no dia 10 de março de 2023, e que foi seguido por debate com pesquisadoras, jornalistas e lideranças de movimentos sociais, que discutiram o tema da violência contra mulheres e feminicídios. O debate trouxe importantes elementos para ajudar a pensar possibilidades e desafios relacionados à relação da imprensa com o enfrentamento das violências que resultam em feminicídios.
Produção Científica – Feminicídios
-
Internacionalização: pesquisa sobre cobertura de feminicídios é apresentada em seminário de Grenoble
A professora Terezinha Silva, uma das coordenadoras do Transverso, do PPGJOR/UFSC, participou nesta quinta-feira, 11 de abril, de seminário de pesquisa realizado pelo GRESEC (Grupo de Recherche sur les Enjeux de la Communication), da Université Grenoble Alpes, na França, quando … Leia mais
-
8 de março: Defensoria Pública propõe medidas para divulgação responsável de feminicídios
Neste 08 de março, dia em que se celebra no mundo as lutas das mulheres, a Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou ao Ministério da Mulheres uma nota técnica com propostas para orientar a divulgação responsável de casos de feminicídios … Leia mais
-
Novo projeto sobre cobertura de feminicídios é contemplado com financiamento do CNPq
O projeto de pesquisa “Feminicídios na cobertura jornalística: permanências e mudanças em padrões de tratamento”, coordenado pela professora Terezinha Silva, foi contemplado com recursos do edital Universal 2023 do CNPq. O projeto foi submetido em agosto de 2023 à chamada … Leia mais
Sala de imprensa
Acesse nossa lista de fontes que podem falar sobre feminicídios, violências contra mulheres e questões de gênero, e também sugestões de pautas sobre o tema..
Notícias Transverso
-
Formação para jornalistas: minicurso discute como melhorar a cobertura de feminicídios
Uma parceria entre os grupos de pesquisa GCODES (Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade, do PPGCP/UFPA), Transverso (Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do PPGJOR/UFSC) e o Sindicato de Jornalistas do Pará (SINJOR) reuniu jornalistas na quarta-feira, 21/08, em um … Leia mais
-
Transverso marca presença em diversas atividades no FG 13
Integrantes do Transverso participaram de diversas atividades do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13, que reuniu mais de seis mil pessoas na UFSC, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto. Além de marcarem presença na Marcha Contra o … Leia mais
-
Pesquisadora discute formação de alianças entre jornalistas feministas no FG 13
A pesquisadora integrante do grupo Transverso Jessica Gustafson apresentou no Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 o artigo “Jornalistas feministas em conexão – o percurso ativista da Red Internacional de Periodistas con Visión de Género (RIPVG)”. O trabalho discute alguns dos … Leia mais
Podcast
O podcast “História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística” é um material resultante do projeto de pesquisa Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, desenvolvido desde 2021 pelo Grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. O podcast tem três episódios: EP1 – Feminicídios no jornalismo: um panorama de 2015 a 2021; EP2 Feminicídios no jornalismo: feministas, as vozes pouco ouvidas no tema; e EP3- Feminicídios no jornalismo: caminhos para qualificar a cobertura.
Mapeamento de feminicídios
Na realização da pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”, o grupo Transverso fez um levantamento de crimes ocorridos no estado de Santa Catarina e noticiados pela imprensa entre março de 2015, ano da Lei do Feminicídio, e 2021.